quarta-feira, 3 de março de 2010

Web 1.0 e Web 2.0 existe mesmo uma diferença?

A Internet (Web 1.0) quando foi criada era basicamente utilizada como forma das empresas terem mais lucro, divulgando seus produtos e serviços para quem utilizava esta nova tecnologia, além de ser um mecanismo de contato dentro das empresas, a chamada intranet. O que interessava a estas empresas era como cada vez mais arrecadar mais e mais grana.
Na web 1.0 não existia muita interação do usuário com o site. Já estava pré-estabelecido o que o internauta podia ou não fazer, em outras palavras não era nada atrativo.
Nos anos 2.000 as empresas ditas pontocom entraram em crise onde começou um novo modelo de Internet, a Web 2.0. Se antes o conteúdo era produzido para empresas e elaborado pelos especialistas dessas empresas, agora o conteúdo é voltado para o internauta e feito pelo internauta. O grande diferencial passou a ser que, qualquer um com um pouco de conhecimento sobre internet pode produzir, publicar e qualquer um, independente de onde estiver, pode ter acesso aquele texto, vídeo, foto que você mesmo tenha feito. A bola da vez é você.
As empresas que resistiram a crise e as que nasceram neste meio, aprenderam a lidar com este novo público que cada vez mais quer se comunicar com o mundo, ler, assistir, ver e comprar produtos interessantes.
Hoje cada vez mais estamos nos acostumando a fazer tudo pela internet, até mesmo para comprar um tênis, podemos fazer sem sair de casa.
Esta ideia de interatividade da web 2.0 é tão grande que você pode até votar nos melhores sites web 2.0 que existem no Brasil e no mundo. Caso queira saber os indicados e votar no seu preferido basta entrar no site http://lista2.0br.com.br/
Uma empresa líder de mercado é a Google. Sabe atrair o consumidor pois disponibiliza qualquer tipo de serviço como e-mail, sites de relacionamento, blogs, enciclopédias, mapas, etc.
Você pode se perguntar mais consumidor? Sim. Quem acessa qualquer tipo de serviço em qualquer meio, esta consumindo um produto disponibilizado pela empresa. Então quando você cria um página de relacionamento no Orkut, você não está apenas conhecendo novas pessoas e mantendo contato com seus amigos, você está comprado um produto da empresa Google.
Então voltando ao conceito de web 1.0 e web 2.0. A primeira era produzida pelas empresas para arrecadar dinheiro do internauta, e a web 2.0 o próprio consumidor faz um produto para as empresas ganharem seu dinheiro. A finalidade é a mesma, o que mudou foram os especialistas.
Este enorme número de sites de relacionamento nada mais é que uma tentativa de cada vez mais atrair consumidor para sua empresa, se o orkut não te agrada tem o facebook, se o blog não te atrai tem o twitter. A forma de propaganda que eles utilizam é tão forte que faz com que a população se sinta desatualizada perante aquele novo produto. Se você não tem uma conta em cada site, é um antissocial.

Isso não quer dizer não podemos consumir os produtos disponibilizados na internet, só devemos ter consciência que este novo modelo de Internet não é insento de quer lucrar cada vez mais. Ganhamos sim, e é muito valido, foi uma autonomia do que utilizar e como quero utilizar este serviço. Temos que ter muito cuidado para que ao invés de fazermos um produto para nós, não nos tornemos um mero brinquedo nas mãos dessas empresas, pensando que temos uma autonomia, que na realidade não existe.

Por Raquel Rezende

Um comentário:

  1. Oi Raquel,

    bom o seu texto. Os links poderiam ter vindo ao longo do texto, 'escondido' por termos que remetem ao site que você quer indicar.
    Os parágrafos também poderiam estar mais evidentes, dando um 'respiro' para o leitor durante a navegação.

    Um abraço,

    ResponderExcluir