quarta-feira, 3 de março de 2010

A internet nas mãos dos homens

A internet ao longo dos anos deixou de ser apenas um mecanismo informativo, tornando-se um local de entretenimento e total interação entre usuários das mais diferentes regiões do planeta.

A chamada web 1.0, é a primeira forma de utilização da internet surgida a algumas décadas atrás, com e-mail e páginas extranet, de conteúdo interno de cada empresa.. Aquela era a melhor opção de pequenas e grandes empresas para garantir a melhor informação a todos os interessados, entre funcionários e clientes, com uma agilidade jamais vista em um meio de comunicação. A finalidades era resolver todos os negócios por ali mesmo, sem necessidade de gastos extras e deslocamentos.

Ao longo dos anos as mudanças ocorreram com tal velocidade que cada vez mais surgiam usuários interessados em conhecer até mesmo assuntos que eram desconhecidos até então. É aí que surge a chamada web 2.0, a internet que passou a interagir não apenas grupos de determinados locais, mas pessoas de diferentes regiões em um lugar único, a internet.

Os sites e páginas de relacionamentos possibilitaram que num mesmo instante realidades completamente diferentes e distantes, vivenciassem coisas iguais e sem restrições. Uma forma de que amizades e muitas vezes romances acontecessem simplesmente através de uma tela dentro da sua própria casa.

A ideia da internet, tanto na era da web 1.0 e da 2.0, é perfeita, algo extraordinário criado pelo homem com simples finalidade de facilitar e aproximar a vida de cada um. Basta um click e você tem o mundo a sua frente, com todos os detalhes que desejava ou até mesmo além dele.

Os grandes problemas, ao meu ver, surgiram quando essa brilhante ideia caiu não mãos do próprio homem, que não souberam usá-la da forma como foi idealizada, aproveitando para aplicar golpes e postar textos com assuntos abusivos e de baixa relevância.

Da web 1.0 à web 2.0, mudanças visíveis ocorreram e a fonte de conhecimento e interatividade proposta em ambas, continua, porém com a presença do outro lado, da força daqueles que tentam cada vez mais quebrar com a brilhante ideia da internet.
Por Ana Flávia Castro

Um comentário:

  1. Ana Flávia,
    seu texto tem o tom da impessoalidade esperado nos blogs, porém, apresenta alguns problemas de estrutura que comprometem a compreensão, além de idéias pouco claras, como dizer que a 'A ideia da internet, tanto na era da web 1.0 e da 2.0, é perfeita, algo extraordinário criado pelo homem com simples finalidade de facilitar e aproximar a vida de cada um'. Ou ainda quando você diz que o homem não soube usá-la da forma como foi idealizada'aproveitando para aplicar golpes e postar textos com assuntos abusivos e de baixa relevância. Isso é generalizar e desqualificar o vasto cardápio de opções que a web oferece.
    Enfim, falta uma análise mais madura sobre a 'evolução' da web 1.0 para 2.0

    Daniela

    ResponderExcluir